FaroBoats Solução de kit solar

FaroBoats Solução de kit solar

Promotor: Eblueboat, Lda.

Parceiros:

IDN - International Development Norway, A.S.

Financiamento EEA Grants: 127.500,00€

Financiamento Total: 150.000,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0060

Programa:

 

Um dos grandes desafios do setor náutico é a sua evolução no sentido da sustentabilidade ambiental. O crescente aumento da poluição atmosférica tem resultado na proibição do uso de motores de combustão em muitos lagos, rios e canais, com o consequente aumento de utilização de motores de energias renováveis. Esta tendência de descarbonização veio criar novas necessidades, tais como, o carregamento das baterias com energias limpas.

O projeto FaroBoats - Solução de Kit Solar visa reduzir o número de embarcações com motores de combustão e dar a possibilidade a particulares e empresas de marítimo turística, que viajam em águas mais abrigadas e com embarcações até 5m, terem uma solução totalmente autónoma e amiga do ambiente.

Para tal, pretende-se produzir uma embarcação em fibra de vidro com um design exclusivo e inovador, incorporando um motor 100% elétrico. Associada à embarcação será também desenvolvida uma doca de carregamento a energia solar e eólica que, para além de carregar as baterias com energias renováveis, permite retirar a embarcação da água, protegendo-a das intempéries. O facto de a doca não necessitar de ligação à rede de energia pública, possibilita que a mesma seja colocada em locais onde o acesso à rede elétrica não exista, tornando o conjunto da embarcação e da doca 100% autónomos.