FLYPASS

Promotor: Composite Solutions, Lda.

Parceiros:

Mobyfly Portugal, Unipessoal, Lda.

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência

Corvus Norway AS

Financiamento EEA Grants: 836.289,00€

Financiamento Total: 983.869,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0095

Programa:

 

O transporte marítimo é atualmente responsável por mais de 3% das emissões globais de CO2, e o total de emissões deste setor continua a aumentar e deverá atingir 5% até 2050. Atualmente, e apenas na UE, o transporte marítimo é responsável pela emissão de 4% dos gases com efeito de estufa (GEE). O transporte marítimo enfrenta, assim, uma pressão considerável por eficiência e soluções inovadoras, não só em termos de emissões de GEE, mas também em termos de sistemas inteligentes e gestão do ciclo de vida.

A fim de contribuir para um transporte marítimo mais sustentável, seguro, inteligente e gerível, este projeto visa desenvolver um protótipo Zero Emissões para o transporte de passageiros, equipado com sistemas de navegação de alta eficiência (ou seja, foils) que reduzem a sua pegada ambiental, que ao mesmo tempo trazem valor acrescentado nas perspetivas operacionais e financeiras (ou seja, menos consumo de energia para navegação, menos ciclos de carregamento, aumento da vida útil da bateria, aumento da velocidade, menos tempo por viagem, mais viagens por dia, ...).

Este projeto visa alcançar diversos desenvolvimentos inovadores que impulsionem a eficiência e redução do risco na indústria do transporte marítimo de passageiros através do desenvolvimento e adaptação de soluções aos requisitos e restrições concretas das tecnologias subjacentes.

Esta parceria entre PMEs (Composite Solutions e Mobyfly) e instituições de investigação de Portugal (INESCTEC) e a empresa Norueguesa (Corvus) é de extrema importância para a interligação, criação e exploração de valor acrescentado, ao reunir competências complementares para responder às necessidades específicas de produtos destinados aos mercados globais.