Gigantes Marinhos

Promotor: OMA - Observatório do Mar dos Açores

Parceiros:

Associação Cultural Teatro de Giz

Câmara Municipal da Horta

Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia

Financiamento EEA Grants: 20.199,00€

Financiamento Total: 23.764,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0049

Programa:

 

O projeto Gigantes Marinhos tem como objetivo a amplificação da literacia em relação ao Oceano da comunidade açoriana, sensibilizando a população para os ecossistemas marinhos e as espécies que habitam o mar circundante e promovendo uma compreensão ativa sobre a importância das Áreas Marinhas Protegidas (AMP) dos Açores. Pretende envolver a comunidade nas questões relacionadas com o mar, estimulando a sua participação ativa e contribuindo para que tenham uma voz consciente perante os decisores políticos e perante as políticas do mar futuras.

 

As atividades do projeto incluem:

  • Criação de um espetáculo performativo de rua, com marionetas à escala real, que dará foco a uma das espécies marinhas protegidas que habita o mar dos Açores – a jamanta, uma espécie emblemática da fauna de algumas AMPs dos Açores, um dos raros locais no mundo onde existem em grandes agregações. A conceção artística terá por base conteúdos científicos sobre a espécie e seus habitats, que serão transmitidos a toda a equipa – quer os artistas profissionais, quer os alunos das escolas e restantes participantes – através de sessões pedagógicas. A utilização da rua como espaço cénico, para recriar estes ecossistemas, tornará possível não só chegar a um maior número da população, como também aproximá-la e sensibilizá-la para a necessidade de proteger estes ambientes marinhos de uma forma imersiva, lúdica e artística.
  • Organização de uma exposição temática itinerante, com o intuito de dar continuidade ao espetáculo, oferecendo à comunidade conteúdos mais aprofundados sobre os ecossistemas marinhos açorianos e as respetivas AMPs.
  • Apresentação do espetáculo nas várias ilhas do arquipélago, promovendo a expansão da diversidade artística e cultural em toda a região dos Açores.
  • Criação de materiais de divulgação, incluindo um vídeo promocional e reportagens fotográficas, para promoção e divulgação do projeto.