GlobOcean

Promotor: Universidade do Algarve

Parceiros:

United by the Sea

Financiamento EEA Grants: 21.167,00€

Financiamento Total: 24.902,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0034

Programa:

 

O projeto GlobOcean pretende dar a conhecer, de forma simples, mas adequada e correta, o relatório “Avaliação Global do Oceano”. Este documento realizado pelo Grupo de Trabalho Conjunto sobre o Processo Regular da Assembleia Geral das Nações Unidas, resulta da primeira grande avaliação do estado do Oceano, avaliação global do estado do meio marinho, incluindo dados socioeconómicos numa base contínua e sistemática, fornecendo avaliações regulares a nível global e suprarregional e uma visão integrada dos aspetos ambientais, económicos e sociais.

Apesar da sua relevância enquanto documento de avaliação do estado do Oceano, a partir do qual devem ser pensadas as estratégias e os planos de ação sobre o Oceano, o documento, eminentemente técnico, carece de uma forte campanha de divulgação que permita fazê-lo chegar aos decisores públicos e privados e à sociedade em geral. Assim, o projeto pretende colmatar esta necessidade, transferindo o conhecimento científico apresentado para uma linguagem mais acessível e disseminar os seus resultados, para que possa ser útil na definição e programação de ações.

 

As atividades do projeto incluem:

  • Criação e compilação de uma coleção de fichas de informação temáticas seguindo os tópicos essenciais do relatório, que constituirão materiais pedagógicos para ações de sensibilização.
  • Produção de filmes infográficos ilustrativos e de acessibilidade acrescida e sua divulgação junto do público-alvo (decisores e gestores) e outros públicos, nomeadamente professores e estudantes do ensino superior.