Green fish oil from blue industry

Green fish oil from blue industry

Promotor: Cofaco Açores – Indústria de Conservas, S.A.

Parceiros:

Universidade do Algarve

Financiamento EEA Grants: 371.132,00€

Financiamento Total: 436.626,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0091

Programa:

 

A indústria conserveira de atum dos Açores ocupa uma posição de destaque nas exportações do arquipélago. O desenvolvimento do sector e o aumento da produção implica mais resíduos que, caso não sejam devidamente tratados ou reaproveitados, aumentam drasticamente a pressão e risco de impacto ambiental no Oceano.

O projeto Green fish oil from blue industry tem como objetivo demonstrar e implementar novas tecnologias, com um elevado grau de maturidade tecnológica, que viabilizem a produção inovadora de óleo de peixe derivado da produção exclusiva de atum da espécie Katsuwonus pelamis, vulgo atum-bonito ou atum-gaiado.

Sem o reaproveitamento deste subproduto de origem animal e, com o aumento produção, tem-se verificado uma pressão elevada sobre a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), originando um efluente que requer muito mais recursos materiais (adição de substâncias/compostos) e tempo para que se torne passível de descarga. Para dar resposta a esta problemática, o projeto visa a aquisição dos meios físicos (designadamente um decantador e uma centrifugadora para a produção do óleo de peixe refinado e comercializável) e técnicos (estabelecimento de parcerias com investigadores especializados na caracterização nutricional e valorização deste produto) necessários à produção industrial de óleo de peixe, em paralelo com o desenvolvimento do processo produtivo da farinha de peixe, ambos produzidos a partir de subprodutos da indústria conserveira de atum nos Açores.