HALIBOT

Promotor: Sparos, Lda.

Parceiros:

ACUINOVA - Atividades Piscícolas, S.A.

Financiamento EEA Grants: 334.376,00€

Financiamento Total: 393.383,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0025

Programa:

 

A crescente procura mundial por produtos piscícolas só poderá ser colmatada através do desenvolvimento da indústria da aquicultura. A diversificação do portfólio de espécies aquícolas é fundamental para permitir o aumento sustentável da aquicultura na Europa.

O projeto HALIBOT tem como objetivo criar bases nutricionais para alavancar a produção de três espécies de peixes-planos altamente valorizadas pelo consumidor: o alabote do atlântico, o pregado e o linguado senegalês, contribuindo para a diversificação da aquicultura Europeia.

Contudo, terão que ser ultrapassadas as barreiras existentes na produção destas espécies: mortalidades em estágios iniciais de desenvolvimento associada à transição de alimento vivo para dietas inertes, suscetibilidade a doenças em alguns lotes e consequente redução da quantidade e qualidade de juvenis.

Este projeto visa desenvolver e lançar no mercado microdietas inovadoras para as primeiras idades destas espécies, melhorando o seu potencial de produção numa fase crítica de cultivo que é o desmame. Assim, o projeto HALIBOT irá contribuir para o aumento de produção de juvenis de qualidade das três espécies-alvo, desempenhando um papel importante para a sustentabilidade da indústria da aquicultura europeia.