Heróis dos Oceanos

Promotor: Associação Natureza Portugal

Parceiros:

Sem parceiros.

Financiamento EEA Grants: 19.853,00€

Financiamento Total: 23.357,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0035

Programa:

 

O projeto Heróis dos Oceanos procura, por um lado, sensibilizar e capacitar as crianças e jovens sobre as questões relacionadas com a sustentabilidade em geral, sobre a sustentabilidade dos recursos marinhos e da importância da natureza e do Oceano; e por outro lado, sensibilizar e alertar para a responsabilidade e o poder que cada um de nós, nas suas diferentes capacidades, tem na sua conservação e valorização, promovendo a alteração de comportamentos e tornando-os agentes de mudança junto da comunidade onde se inserem e também para a adoção de políticas mais sustentáveis. Por exemplo, como cidadãos podemos escolher pescado mais sustentável, e também podemos exigir aos decisores que assegurem que os níveis de pesca sejam sustentáveis. Pretende ainda dar a conhecer as profissões ligadas ao Oceano.

 

As atividades do projeto incluem:

  • Lançamento e implementação do Clube dos Heróis dos Oceanos, organizado em 2 módulos: i) sessões informativas na escola com debates, filmes e jogos variados focados no tema da sustentabilidade dos recursos marinhos e pesca e ii) atividades de desporto náutico, nomeadamente surf, bem como atividades à beira-mar como complemento às temáticas desenvolvidas na escola.
  • Organização de um ciclo de tertúlias na escola para promoção da troca de conhecimento entre a comunidade escolar e profissionais ligados ao mar.
  • Organização do Fórum Heróis dos Oceanos, onde será feita a apresentação pública das atividades realizadas pelos alunos, divulgando o projeto, mas também capacitando-os para uma participação mais ativa dentro da comunidade escolar.