MediMare

Promotor: Universidade de Coimbra

Parceiros:

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Instituto Politécnico de Leiria

NTNU Sammfunnsforskning, A.S.

Financiamento EEA Grants: 189.585,00€

Financiamento Total: 223.041,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0065

Programa:

 

O mar sempre foi um espaço de partilha, mas também de duros conflitos, que hoje são cada vez maiores com as pressões das alterações climáticas e das migrações. É, por isso, necessário dotar as pessoas, empresas e entidades públicas de meios suficientes e adequados para os resolver.

O projeto MediMare visa explorar o uso da mediação, um meio extrajudicial de resolução de conflitos, aplicado às disputas marítimas. Estas são de grande complexidade pois podem envolver a aplicação de diferentes leis; podem implicar a aplicação ou consideração de várias regras profissionais, empresariais e éticas; e podem ser relevantes para diferentes partes interessadas, mas também para o público em geral e para os cidadãos.

A mediação encontra na área marítima um campo particularmente rico para o seu desenvolvimento, ainda que permaneça muito pouco explorado. Este projeto pretende, assim, criar competências específicas em matéria de mediação marítima, procurando sensibilizar entidades públicas e privadas para os seus benefícios e formar um corpo de mediadores marítimos.