MP-RAS

Promotor: SEAentia-food, Lda.

Parceiros:

SINTEF, A.S.

IPMA - Instituto Português do Mar e Atmosfera, I.P.

Financiamento EEA Grants: 116.572,00€

Financiamento Total: 137.144,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0063

Programa:

 

Os Microplásticos (MP) no ecossistema marinho são uma ameaça crescente para a biossegurança alimentar. A produção de peixes marinhos num sistema de recirculação em aquacultura (RAS) pode protegê-los desta contaminação.

O projeto MP-RAS pretende avaliar a eficácia deste sistema de ultrafiltração de água na remoção de microplásticos, minimizando os seus níveis no peixe produzido. Para tal, será utilizada a corvina, uma espécie emergente em aquacultura caracterizada pelo seu elevado tamanho, baixo teor de gordura, e boa eficiência de processamento. Os níveis de microplásticos na corvina produzida em RAS serão depois comparados com os valores da corvina produzida em jaulas no mar e na corvina selvagem.

Este projeto permitirá a produção de corvina com níveis significativamente baixos de microplásticos no seu tecido muscular, comparando com outras fontes comerciais, evitando a disrupção que os microplásticos podem ter no desenvolvimento e crescimento dos peixes e melhorando a sua produção e qualidade. A certificação de baixo / livre conteúdo em microplásticos possibilitará acrescentar valor ao produto final, que em última análise irá beneficiar a saúde humana pela redução da ingestão de microplásticos.