NoviFEED

Promotor: Sparos, Lda.

Parceiros:

Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P.

SEAentia-food, Lda.

Institute of Marine Research

University of Bergen

Financiamento EEA Grants: 848.763,00€

Financiamento Total: 998.545,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0099

Programa:

 

O projeto NoviFEED visa desenvolver ferramentas informáticas inovadoras para dar resposta a um dos principais desafios que a indústria aquícola enfrenta atualmente – a otimização da alimentação – com o objetivo de contribuir para um crescimento mais sustentável da indústria. Os principais objetivos do projeto são:

 

  • Estudar os efeitos do oxigénio dissolvido e da composição da ração no consumo de alimento, utilização de nutrientes e crescimento do salmão do Atlântico e da corvina-legítima;
  • Desenvolver, aplicar e lançar no mercado duas ferramentas informáticas inovadoras, FEEDNETICS e FiT feeding tables, para otimizar a gestão das operações de alimentação do salmão do Atlântico e da corvina-legítima.

 

Espera-se que todos os parceiros beneficiem deste projeto. A SPAROS beneficiará ao melhorar dois de seus produtos comerciais para novas espécies, expandindo assim seus mercados-alvo. IPMA, IMR e UiB beneficiarão criando novo conhecimento em nutrição de peixes. A SEAentia beneficiará da otimização de suas práticas de produção por meio da aplicação de ferramentas de TI ao seu sistema de produção. A expertise complementar trazida por esta parceria é um valor agregado para todos os parceiros. Em suma, destacamos o extenso conhecimento científico da SPAROS em nutrição de peixes e modelação matemática, bem como o seu bom posicionamento no mercado europeu da aquicultura, o vasto conjunto de valências e conhecimento do IPMA, IMR e UiB na investigação em nutrição de peixes, bem como o acesso às suas próprias estações de investigação bem equipadas, e a visão pioneira da SEAentia em produzir uma espécie emergente, com grande potencial de comercialização, de uma forma inovadora e sustentável.