NOxAqua

Promotor: Nitrogen Sensing Solutions, Lda.

Parceiros:

FLATLANTIC - Atividades Piscícolas, S.A.

Riasearch Unipessoal, Lda.

Norwegian Institute for Water Research

Marinenolmen RASLab AS

Financiamento EEA Grants: 795.295,00€

Financiamento Total: 935.641,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0101

Programa:

 

No setor primário, a aquicultura é a atividade de crescimento mais rápido. Para apoiar este crescimento, será necessário desenvolver soluções inovadores para os desafios de sustentabilidade, doenças, e acesso limitado de espaço e recursos aquáticos. Os sistemas de recirculação de aquicultura (RAS) têm dado resposta a estes problemas, pois são desenvolvidos para controlarem os meios de crescimento de uma piscicultura intensiva, enquanto aumentam os níveis de biossegurança e minimizam o consumo de água, proporcionando uma melhor gestão ambiental.

Claramente, tem-se assistido a uma tendência de desvio da aquicultura em regime aberto para um sistema sustentável de produção em terra, tal como tem vindo a acontecer na Noruega e noutras partes do mundo. Em, Portugal, porém, apenas algumas empresas opera em RAS, pelo que será necessário fazer para desenvolver este sector.

Os próprios RAS estimulam a inovação tecnológica em áreas como a tecnologia de água. Com efeito, ainda não há sensores para detetar, em tempo real, compostos muito tóxicos, como a amónia, nitritos e nitratos, os quais se podem acumular em sistemas fechados.

Assim, o principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento de sensores inovadores para quantificar tais compostos, utilizando uma plataforma tecnológica que é dominada pela start-up Nitrogen Sensing Solutions (promotor). O primeiro produto será um biossensor portátil de nitrito - o NO2Aqua - que será lançado no mercado ao final do projeto. O segundo produto será um dispositivo capaz de monitorizar os três N-nutrientes em tempo real on-site, o NOxAqua. Por fim, será desenvolvido um protótipo de sistema de amostragem automatizado, concebido especificamente para integrar e conectar os sensores aos tanques, satisfazendo as necessidades específicas da indústria de RAS. Os parceiros portugueses (Flatlantic e RiaSearch) e noruegueses (NIVA e RASLab) terão um papel fundamental na validação e demonstração da tecnologia em ambientes operacionais, reforçando assim as relações científicas e tecnológicas entre os dois Estados.