O Oceano do [meu] futuro

O Oceano do [meu] futuro

Promotor: Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar

Parceiros:

Colégio Valsassina, S.A.

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

GCE Ocean Technology, A.S.

Financiamento EEA Grants: 21.225,00€

Financiamento Total: 24.971,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0046

Programa:

 

O projeto O oceano do [meu] futuro tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre os diferentes setores da economia azul, providenciando uma perspetiva sobre as futuras "carreiras azuis", incluindo o empreendedorismo azul. Destina-se a alunos do ensino secundário, nomeadamente do 12.º ano, que estão numa fase de escolha, decisiva, da sua vocação e pretende criar nestes jovens uma disposição e um comportamento pró-ativo em relação ao Oceano e seus usos sustentáveis, bem como às oportunidades e desafios no (seu) futuro profissional. 

O projeto destaca setores-chave do crescimento azul: i) aquacultura e indústria do pescado; ii) biotecnologia azul; iii) tecnologia marítima; iv) desportos náuticos; v) sustentabilidade, meio ambiente e biodiversidade marinha; e vi) ciências sociais (políticas públicas, economia e direito).

 

As atividades do projeto incluem:

  • Organização de sessões temáticas sobre os diferentes setores do crescimento azul, destinada ao estudantes e docentes.
  • Realização de visitas de estudo a empresas/entidades dos diferentes sectores do crescimento azul.
  • Conceção de ideias/projetos em empreendedorismo pelos estudantes, acompanhados por tutores designados em função das temáticas.
  • Organização de sessões de mentoria para os docentes, de forma a acompanharem o desenvolvimento das ideias/projetos dos estudantes.
  • Organização e implementação de um evento final em formato hackathon, atribuindo um prémio ao que for considerado o melhor projeto/ideia por um painel de avaliadores.