OceanClass

Promotor: CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental

Parceiros:

Sem parceiros.

Financiamento EEA Grants: 21.250,00€

Financiamento Total: 25.000,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0045

Programa:

 

Atualmente, há um trabalho muito limitado do Oceano na sala de aula pelas escolas básicas em geral, incluindo as do interior do país. Esta situação decorre da falta de conhecimento científico atualizado dos docentes e de ferramentas que estes possam enquadrar facilmente nas necessidades curriculares dos alunos.

O projeto OceanClass tem por objetivo colmatar estas limitações, promovendo o trabalho do Oceano na sala de aula de escolas básicas, e capacitando as gerações futuras e o cidadão comum para a proteção do Oceano e a adoção de atitudes mais sustentáveis a longo prazo.

 

As atividades do projeto incluem:

  • Desenvolvimento de um manual de conteúdos científicos e atividades práticas sobre o Oceano para apoio aos docentes no ensino do Oceano na sala de aula. Os conteúdos serão produzidos em articulação com os currículos escolares, sendo testado com docentes e alunos de três escolas do Norte de Portugal.
  • Organização de cursos de formação para docentes em literacia do Oceano.
  • Realização de campanhas de sensibilização sobre ciência do Oceano para o público em geral com módulos expositivos e atividades práticas.