On the Wave

Promotor: INOVA+ - Innovation Services, S.A.

Parceiros:

FOR-MAR - Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar

SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Simsea Real Operations, S.A.

Financiamento EEA Grants: 202.699,00€

Financiamento Total: 238.470,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0071

Programa:

 

A educação e a formação são essenciais para colmatar eficazmente a lacuna de competências existente na transição para um sector marítimo mais verde, digital e sustentável.

O projeto On The Wave tem como objetivo conceber e desenvolver cursos de formação e materiais de apoio, suscetíveis de serem implementados em contextos formais e não formais de aprendizagem, direcionados para novos formandos (formação inicial) e/ou profissionais experientes (formação contínua), em particular os formadores marítimos (parte essencial e intermédia na transmissão de conhecimentos e competências à futura e atual mão-de-obra marítima).

O projeto centra-se num processo colaborativo de capacitação que inclui o desenvolvimento holístico de aprendizagem à distância/misto para a formação marítima, de unidades de formação de curta duração, e um conjunto cursos online de acordo com os Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers (STCW). Pretende assim, que os profissionais marítimos possuam cada vez mais competências para se adaptarem a um mercado de trabalho marítimo em rápida mudança, permitindo-lhes que contribuam para o aumento da criação de valor e crescimento sustentável do sector.