Pé de Feijão no Mar

Pé de Feijão no Mar

Promotor: Ocean Puzzle, Lda.

Parceiros:

Agrupamento de Escolas da Nazaré

Nazaré Marés de Maio - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Concelho da Nazaré

Financiamento EEA Grants: 21.250,00€

Financiamento Total: 25.000,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0031

Programa:

 

O projeto Pé de Feijão no Mar pretende implementar uma ação de literacia do Oceano, que promova o conhecimento sobre o Oceano, a sua importância a nível dos sistemas terrestres, os seus recursos e a utilização sustentável, visando desenvolver comportamentos mais responsáveis que, no futuro próximo, permitam implementar usos mais sustentáveis do Oceano e, portanto, melhore a qualidade de vida dos cidadãos e do planeta em geral. Pretende ainda promover a saúde e o bem-estar através do desenvolvimento de atividades de literacia do Oceano dedicadas ao envelhecimento ativo.

 

As atividades do projeto incluem:

  • Aquisição de equipamentos de desporto náutico, adequados para o público escolar.
  • Preparação um “ecossistema marinho” no porto da Nazaré, utilizando tubos de betão, que permitam acompanhar a sucessão de colonização ao longo do tempo recorrendo a um drone aquático.
  • Construção de instrumentos de literacia do Oceano incluindo jogos, modelos, kits, protocolos lúdicos e educativos, material expositivo e impresso, ou outros, destinados a jovens do ensino básico e secundário, bem como ao público sénior.
  • Desenvolvimento de um programa anual de desporto náutico destinado às escolas da Nazaré, promovendo a educação para a saúde e o desporto.
  • Desenvolvimento de um programa anual de literacia do Oceano destinado às escolas da Nazaré onde sejam explorados os conceitos essenciais sobre o Oceano, os recursos marinhos, a sustentabilidade, a realidade local e regional, e o impacto individual de cada um enquanto cidadão.
  • Desenvolvimento de um programa anual de literacia do Oceano destinado ao público sénior, onde sejam explorados conceitos sobre os oceanos e os recursos marinhos.