Pescadores pelo Futuro

Pescadores pelo Futuro

Promotor: Associação Natureza Portugal

Parceiros:

Sem parceiros

Financiamento EEA Grants: 61.296,05€

Financiamento Total: 72.113,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0111

Programa:

 

O projeto pretende capacitar pescadores para serem empreendedores de sustentabilidade marinha, cientes da importância do seu papel na gestão dos recursos comuns, e conhecedores dos valores naturais e locais que sustentam a sua atividade. Desta forma, a pesca poderá reduzir os seus impactos ambientais no mar, ao mesmo tempo que assegura rendimentos dignos e mantém-se como matriz social e identitária das comunidades costeiras.

Este projeto pretende contribuir para tornar os pescadores atores informados na defesa do mar, o bem-comum que nos sustenta a todos e com o qual têm uma ligação de proximidade quotidiana e profunda, através do desenvolvimento de ações de formação em literacia azul.  

A formação proposta contém 5 módulos com uma duração total de 20 horas, adaptados à realidade do Baixo Estuário do Rio Tejo, e que incidem sobre temas como o funcionamento dos ecossistemas marinhos, a necessidade de proteger certas espécies e ecossistemas, noções de boas práticas na pesca, e de gestão financeira e empreendedorismo para pescadores, bem como novas tecnologias, mais poder na tomada e melhor organização ao nível do associativismo e intervenção no mercado.

O projeto irá também recolher o conhecimento ecológico local dos pescadores sobre a dinâmicas das espécies e habitats, bem como espécies exóticas ou invasoras; e sobre as boas práticas/exemplos de empreendedorismo que já fazem parte da sua atividade, de forma a desenvolver ideias inovadores e sustentáveis que possam ser postas em prática pelos próprios pescadores.