Physalia physalis

Promotor: Mesosystem, S.A.

Parceiros:

Universidade dos Açores

Universidade do Minho

Nofima AS

Financiamento EEA Grants: 726.773,00€

Financiamento Total: 855.027,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0096

Programa:

 

O aumento da esperança média de vida ao longo dos anos aumentou a preocupação da população para o desenvolvimento de cosméticos e dermo cosméticos eficazes na atenuação dos sinais de envelhecimento.

Consequentemente, a procura de fontes de extração de colagénio sustentáveis e o desenvolvimento de formulações ricas neste composto ou por moléculas que estimulem a sua produção tem ganho especial interesse a nível industrial. Recentemente, a Physalia Physalis, (P. Physalis) hidrozoário marinho, foi identificada como uma fonte muito rica em colagénio e toxinas com importantes propriedades biológicas e terapêuticas.

Devido à necessidade de controlo desta espécie pela sua toxicidade e efeitos negativos na atividade piscatória, turismo e aquicultura costeira, o uso de P. Physalis como fonte de extração de colagénio e toxinas tem ganho especial interesse.

Desta forma, este projeto visa aproveitar o potencial de uma das espécies marinhas mais perigosas e valiosas dos nossos oceanos para extração em massa e desenvolvimento de produtos ricos em colagénio e toxinas com potencial uso em biomedicina, indústria cosmética e farmacêutica. Para concretização dos objetivos serão otimizados os métodos de extração em massa destes compostos, serão extraídos hidrolisados de colagénio ricos em oligopéptidos e desenvolvidas novas formulações e produtos ricos nesses compostos com potencial cosmético e farmacêutico.