PhytoNUTRE

Promotor: PHYTOALGAE, Lda.

Parceiros:

Universidade da Madeira

Financiamento EEA Grants: 494.696,00€

Financiamento Total: 581.995,00 €

Código Grace: PT-INNOVATION-0118

Programa:

 

O projeto PhytoNUTRE tem origem na atual capacidade da empresa em produzir micro-organismos com elevado potencial nutritivo e económico, as microalgas e cianobactérias, e através deste pretender diversificar e diferenciar-se no mercado nacional e internacional, sendo o objetivo principal produzir suplementos alimentares com alto valor acrescentado, derivados da fração proteica e que apresenta uma alta capacidade nutracêutica e farmacêutica.

Estes compostos são conhecidos pela sua grande capacidade nutritiva humana e diversidade de aplicações na indústria e na saúde humana, no caso das enzimas.

Desta forma, poderão ser desenvolvidos produtos de base proteica, com um elevado valor de mercado, diferenciados dos demais e com grande capacidade biológica para a saúde da população mundial.

Os produtos proteicos a serem desenvolvidos no decurso deste projeto serão originários de microalgas cultivadas em fotobioreactores planares, em que os nutrientes disponibilizados no cultivo serão alvo de otimização.

A parceria entre a empresa Phytoalgae e Universidade da Madeira permitirá um reforço na investigação e caracterização analítica destes produtos, como também implementar parâmetros de alta qualidade na produção e a certificação biológica.