PlastDetektivePT

Promotor: Centro Ciência Viva do Algarve

Parceiros:

SALT Lofoten, A.S.

Financiamento EEA Grants: 21.248,00€

Financiamento Total: 24.997,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0043

Programa:

 

O lixo marinho é um dos crescentes desafios ambientais atuais mais visíveis e prejudiciais verificando-se mundialmente uma acumulação de plástico no Oceano. A limpeza de praias é uma boa forma de remover o lixo marinho do nosso ambiente, mas a melhor solução é evitar que o lixo acabe no Oceano. Assim, as campanhas de consciencialização são a solução mais eficiente, económica e duradoura para este problema.

O projeto Os Detetives do Plástico de Portugal é uma combinação de partilha de conhecimento académico, divulgação educacional e trabalho prático. Através da reflexão sobre a origem, o tempo e a distância do transporte do lixo no Oceano, o projeto pretende aumentar o nível de literacia oceânica na comunidade escolar e na sociedade em geral da região de Faro. Ao inspirar e motivar os jovens e os funcionários das escolas, pretende-se criar a experiência de ter contribuído pessoalmente numa campanha de sensibilização de maior alcance contra o lixo marinho.

 

As atividades do projeto incluem:

  • Organização de ações de limpeza de praia.
  • Realização de um workshop para co-educadores e investigadores focando no lixo marinho com o objetivo de partilhar conhecimentos e comparar a natureza do lixo marinho entre a costa atlântica norueguesa e portuguesa.
  • Realização de um workshop para a comunidade escolar, desafiando os alunos a identificar as fontes do lixo recolhido e, em seguida, sugerir soluções com base na sua origem.