SeaForester

Promotor: Casulo, Unipessoal, Lda.

Parceiros:

Câmara Municipal de Cascais

Financiamento EEA Grants: 172.497,00€

Financiamento Total: 202.938,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0004

Programa:

 

As florestas de macroalgas são um dos habitats mais produtivos do planeta, com muitos benefícios associados que incluem a mitigação das alterações climáticas, devido às elevadas taxas de captura de carbono, ou a prevenção da perda de biodiversidade no oceano. No entanto, estas estão a diminuir a um ritmo acentuado por todo o mundo, e Portugal não é exceção.

O projeto SeaForester dá resposta a esta problemática, pretendendo através do reflorestamento com macroalgas, melhorar a resistência do oceano em redor desses habitats. Um oceano saudável com capacidade de suporte para mais vida marinha é uma componente chave de uma economia azul sustentável, que irá beneficiar qualquer autoridade local litoral ou empresa de economia azul.

Através da combinação de investigação científica, ciência cidadã e envolvimento da comunidade, este projeto proporcionará o primeiro passo para melhorar o valor ambiental da frente de mar em Cascais. O projeto foi desenvolvido para: i) avaliar o estado histórico e atual das populações de macroalgas marinhas; ii) identificar potenciais fatores de pressão ambiental que inibem a recuperação natural de algas marinhas; iii) testar as melhores técnicas de sementeira para as algas endémicas; e iv) desenvolver um plano para futuras atividades de reflorestação com macroalgas marinhas em Cascais.