SEAWEED2PLANT

Promotor: Generosa - Comércio e Serviços, Lda.

Parceiros:

Associação Oceano Verde - Laboratório Colaborativo para o Desenvolvimento de Tecnologias e Produtos Verdes do Oceano (GREENCOLAB)

Financiamento EEA Grants: 120.908,00€

Financiamento Total: 142.244,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0086

Programa:

 

A produção de algas em sistemas controlados apresenta elevados custos, restringindo a sua comercialização em mercados de valor acrescentado, como a cosmética, nutrição humana ou em produtos altamente especializados para o setor da aquacultura. O facto destes mercados apresentarem especificações de qualidade muito bem definidas e com elevados requisitos, resulta na produção de quantidades significativas de biomassas não-conformes nos stocks das empresas produtoras de algas. A maioria das vezes, estas biomassas têm propriedades bioquímicas muito semelhantes aos produtos de elevada qualidade, mas são rejeitadas por apresentarem, por exemplo, uma cor diferente, cheiro atípico, teor de bactérias elevado, contaminação com outras algas, entre outros. As reduzidas quantidades a que são produzidas implicam ainda que não tenham viabilidade económica para a produção de fertilizantes para outros setores como a agricultura.

O projeto SEAWEED2PLANT visa a criação de um canal de comercialização para escoar uma solução nutritiva (fertilizante) desenvolvida a partir de subprodutos da indústria das algas em Portugal, que pode ser utilizada no mercado-nicho das plantas de interior, um mercado em franco crescimento. Esta comercialização contribuirá positivamente para a eficiência de utilização de recursos, numa lógica da economia circular e ainda para as metas de redução de fertilizantes de origem inorgânica.