SIMShore

Promotor: Deimos Engenharia, S.A.

Parceiros:

Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa

Instituto Hidrográfico

Pixair, Unipessoal Lda.

NORCE - Norwegian Research Centre, A.S.

Financiamento EEA Grants: 394.998,00€

Financiamento Total: 464.703,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0027

Programa:

 

A monitorização da topo-batimetria litoral é crucial para um planeamento inteligente do desenvolvimento das zonas costeiras, bem como para a proteção dos seus ecossistemas. Os tradicionais levantamentos batimétricos por meio de pequenas embarcações e topografia de praia, com baixa resolução temporal, dificilmente satisfazem as necessidades de planeamento por parte de empresas ou decisores que dependem da segurança litoral.

A Batimetria Derivada de Satélite (SDB), apesar de ter uma menor exatidão cartográfica, proporciona uma melhor resolução temporal e cobertura regional/nacional, permitindo assim avaliar os impactos das intervenções locais. Contudo, não há registo de um serviço operacional para a atualização da batimetria litoral em todas as escalas de tempo relevantes.

O projeto SIMshore pretende desenvolver o protótipo de um serviço para atualização operacional da topo-batimetria litoral utilizando deteção remota da superfície do oceano.  É atribuído particular ênfase à derivação batimétrica da cor do oceano, bem como da inversão do campo de ondas da superfície observada a baixa altitude com veículos aéreos autónomos (UAVs). Será co-desenvolvido com utilizadores em torno de três casos de aplicação: canais e áreas exteriores adjacentes, águas interiores e áreas costeiras expostas à ação das ondas.