Soluções flutuantes para marinas e docas

Soluções flutuantes para marinas e docas

Promotor: Ahlers Lindley, Lda.

Parceiros:

Sem parceiros.

Financiamento EEA Grants: 206.528,00€

Financiamento Total: 242.974,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0026

Programa:

 

O projeto Soluções Flutuantes para Marinas e Docas pretende desenvolver e construir um modelo de pontão flutuante usando tecnologia inovadora e que possa desempenhar as funções de atenuador de ondulação em zonas estuarinas expostas e zonas marítimas semi‑abrigadas, incorporando metodologias eficientes, sustentáveis e normalizadas de modo a reduzir custos na construção e instalação. 

Para tal, pretende-se avaliar as necessidades de construção dos locais de instalação, uniformizando as características específicas do betão em função das condições ambientais assim como selecionando o tipo de estrutura mais adequado às condições meteorológicas existentes. Serão analisadas características específicas de três zonas genéricas do globo de modo a permitir uma solução adequável à exportação.

Para além dos benefícios ambientais de todo o processo de construção e durabilidade da estrutura, cujo tempo de vida útil poderá ser até 50 anos, esta solução apresenta a vantagem de ser uma alternativa ao uso de pontões metálicos de grandes dimensões que implicam inspeção periódica, com a consequente inoperacionalidade e custos associados.