The Ocean Week

Promotor: Vento Elegante, Lda.

Parceiros:

Sem parceiros

Financiamento EEA Grants: 402.617,00€

Financiamento Total: 671.029,00€

Programa:

 

O projeto THE OCEAN WEEK tem como objetivo o desenvolvimento de uma oferta de turismo náutico inovadora, em Portugal, com especial enfoque na disrupção da indústria, desenvolvendo novos mercados alvo e que assenta em 3 pilares chave: a sustentabilidade ambiental, a inclusão social e a educação ambiental.

Este projeto visa endereçar a oportunidade de melhoria do segmento de luxo do mercado do turismo náutico português relacionada com a oferta de embarcações náuticas de recreio. Atualmente, o acesso a este tipo de embarcações é apenas possível através da sua aquisição ou através de empresas charter que exigem o aluguer da embarcação completa, normalmente a preços bastantes elevados. Este projeto pretende revolucionar o acesso a este tipo de serviços através da economia da partilha.

A THE OCEAN WEEK utiliza apenas embarcações movidas pela energia do vento, de forma a reduzir a pegada ambiental, sem reduzir a qualidade do produto turístico. Além disso, promove as boas práticas de gestão de águas e resíduos, reciclagem, economia circular e atividades como a limpeza de praias e da orla costeira em grupo durante o tempo de viagem. O uso de plásticos é restrito e todos os barcos têm equipamentos de energia renováveis para consumo próprio (painéis solares, aerogeradores), assim como uma parte significativa da água potável disponível a bordo é dessalinizada, através dos equipamentos existentes para o efeito nas próprias embarcações.

Assim, a THE OCEAN WEEK oferece aos seus participantes uma experiência de férias única, de elevada qualidade, acessível e sustentável. Os participantes terminam a experiência felizes, mais amigos do ambiente e com competências que podem pôr em prática no dia a dia para um mundo melhor.