Todos à Vela no Alqueva

Todos à Vela no Alqueva

Promotor: Câmara Municipal de Moura

Parceiros:

Sem parceiros.

Financiamento EEA Grants: 21.250,00€

Financiamento Total: 25.000,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0030

Programa:

 

Através do desenvolvimento de atividades náuticas e de sensibilização o projeto Todos à Vela no Alqueva pretende promover a consciencialização dos cidadãos, em especial a comunidade escolar, para as principais problemáticas que o Oceano enfrenta, estimulando mudanças de comportamento sobretudo das gerações mais novas e o desenvolvimento de competências adequadas aos desafios do paradigma do crescimento azul.

Assim, o projeto tem como principais objetivos: i) Promover a literacia do Oceano junto das crianças e jovens das escolas do concelho de Moura, e população em geral, incentivando a que assumam atitudes mais informadas e responsáveis sobre os ambientes aquáticos e os seus recursos; e ii) Proporcionar a aprendizagem de conhecimentos náuticos em contexto extracurricular que estimulem a formação de opinião das novas gerações e o aumento da consciencialização para o uso sustentável do Oceano, Rios, Lagos e Albufeiras.

 

As atividades do projeto incluem:

  • Organização de um encontro de Escolas de Vela, no Lago Alqueva, que contribua para a divulgação da modalidade junto dos jovens locais e promova o conhecimento das condições naturais deste lago.
  • Realização de batismos de vela destinados a alunos dos agrupamentos de escolas de Moura no sentido de lhes proporcionar uma primeira experiência náutica.
  • Realização de laboratórios de vela – iniciação ao meio aquático, para capacitação de professores na promoção das atividades náutica e na mobilização da mudança de comportamentos sobre a importância do Oceano.
  • Organização de ateliers de desportos náuticos, em modalidades como a vela, o remo, a canoagem ou o stand-up paddle, para crianças e jovens.
  • Promoção de uma campanha de sensibilização sobre a temática da Literacia do Oceano, que engloba a participação em feiras, a realização de workshops e a conceção e edição de publicações.