Ver Para Querer

Promotor: Centro Ciência Viva de Lagos

Parceiros:

Agrupamento de Escolas Gil Eanes

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas

Financiamento EEA Grants: 21.250,00€

Financiamento Total: 25.000,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0048

Programa:

 

O projeto Ver para Querer tem como objetivo principal elevar a consciência e o conhecimento sobre questões marinhas e costeiras. Visa contribuir para o conhecimento do Oceano e sensibilizar para o dever da conservação do Património Natural, através da alteração de comportamentos, bem como promover a cultura científica e tecnológica do Oceano, e aumentar a literacia do Oceano.

O projeto pretende estimular o envolvimento dos cidadãos nos temas do Mar, de forma a promover uma cultura de respeito pelo Oceano e impulsionar a construção de uma sociedade mais azul. Assim, o projeto assenta em três linhas de ação que envolvem as seguintes temáticas: O Mar como recurso; O Mar como património/memória; O Mar como prazer/entretenimento.

 

As atividades do projeto incluem:

  • Criação de ferramentas audiovisuais para responder a: perguntas impertinentes sobre o mar - Os educadores respondem; curiosidades inquietas que os mais jovens recolheram - Os miúdos respondem; problemas enigmáticos que os projetos de investigação científica desvendam - Os Cientistas respondem.
  • Elaboração de um programa de monitorização da biodiversidade, para alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Lagos.
  • Realização de curso de formação certificado para professores.
  • Promoção de encontros intergeracionais entre pessoas de gerações mais antigas, cujas vidas estiveram intimamente ligadas ao mar, e alunos das escolas básicas do concelho de Lagos.
  • Produção de conteúdos educativos e informativos sobre a paisagem que compõe a zona costeira atual e sua evolução ao longo do tempo.
  • Implementação um programa de atividades de enriquecimento curricular dedicado ao mar.
  • Organização de ações de iniciação e sensibilização ao surf, para alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Lagos.
  • Implementação de um concurso de fotografia, de sensibilização para a problemática do lixo marinho e criação de uma exposição itinerante.
  • Elaboração de um percurso interpretativo digital sobre um determinado percurso da natureza na região de Lagos.