WAVY-NOS

Promotor: OCEANSCAN - Marine Systems & Technology, Lda.

Parceiros:

Universidade do Porto

Instituto Hidrográfico

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência

Norwegian Research Centre

Financiamento EEA Grants: 694.816,00€

Financiamento Total: 817.430,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0098

Programa:

 

WAVY-NOS representa uma nova abordagem para a monitorização in-situ das águas litorais. Em vez de seguirem trajetórias predefinidas, várias bóias de deriva (drifters) são largadas simultaneamente para fazer observações com diferentes tipos de sensores. Múltiplos lançamentos de drifters, simultâneos ou sequenciais, irão compensar a incerteza nas suas trajetórias.

Os drifters WAVY-Echo possuem uma sonda acústica, os WAVY-Listener estão equipados com hidrofones e os WAVY-Imager usam câmeras de vídeo. Todos os dados serão armazenados a bordo, mas as posições e alguns alarmes serão enviados esporadicamente para um Mission Center via GSM, para rastreamento.

Com o WAVY-NOS, as águas costeiras ficarão mais acessíveis aos utilizadores comuns, tanto do ponto de vista técnico, como financeiro. Os produtos e processos desenvolvidos dentro do Projeto estarão disponíveis para serviços pré-comerciais.

O projeto reúne 3 institutos portugueses de investigação:

  • FEUP, responsável pelo software e eletrónica a bordo dos drifters incluindo navegação, registo de dados e comunicações.
  • INESCTEC, responsável pelo Centro de Missão que permite captar, anotar, rever e publicar os dados adquiridos pelos drifters.
  • IH, que será responsável pelos testes de campo e validar os dados adquiridos. A IH também liderará o processo de envolvimento de utilizadores finais através da organização de workshops de co-design.

 

O NORCE - Norwegian Research Centre será uma parte importante do consórcio, sendo responsável pela interpretação dos dados de hidrofones e sondas acústicas, bem como pela seleção e adaptação desses sensores.

O desenvolvimento tecnológico proposto pela WAVY-NOS irá trazer inovação  incremental em produtos, serviços e processos da OMST, Promotora do Projeto. A OMST será responsável pela gestão do projeto, divulgação e desenvolvimento de negócio. Além disso, a OMST irá liderar o projeto mecânico, integração e a produção dos drifters.