WOSUP

Promotor: Ubiwhere, Lda.

Parceiros:

Sem parceiros

Financiamento EEA Grants: 176.051,00€

Financiamento Total: 207.119,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0005

Programa:

 

Estima-se que, por ano, pelo menos 5 milhões de toneladas de resíduos sejam despejadas nos Oceanos, tendo a maior parte (80%) origem nas cidades, consequência de uma má gestão dos resíduos sólidos. Ao contrário dos materiais orgânicos, o plástico nunca “desaparece” na natureza e acumula-se no ambiente, principalmente nos oceanos. A luz do sol, a água salgada e as ondas fragmentam os plásticos em pedaços cada vez mais pequenos. Este tipo de material é um dos principais poluentes dos oceanos.

Diversas investigações apontam a poluição gerada pelos microplásticos como um dos principais fatores de risco à saúde. Entre os problemas relacionados à intoxicação por poluentes orgânicos persistentes (POPs), estão diversos tipos de disfunções hormonais, imunológicas, neurológicas e reprodutivas. Da mesma forma, os plásticos podem conter bisfenóis, que são conhecidos por disruptores endócrinos muito perigosos para o ambiente e para a saúde pública.

O projeto WOSUP pretende melhorar a qualidade de vida das espécies marinhas e respetiva limpeza dos oceanos, uma vez que ambiciona a remoção de lixo dos mesmos, mais precisamente a remoção de plástico e seus derivados. Este objetivo será alcançado através da integração e processamento de imagens de satélite, a construção de algoritmos para a deteção de tipos de plásticos nos oceanos e a geração de relatórios operacionais e rotas de recolha otimizadas, fomentando a célere e seriada recolha dos resíduos para, posteriormente, serem reutilizados ou reciclados.