YUM ALGAE

Promotor: Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa

Parceiros:

Pagarete Microalgae Solutions Sociedade Unipessoal, Lda.

Instituto Superior Técnico

NORCE - Norwegian Research Centre, A.S.

Financiamento EEA Grants: 842.533,00€

Financiamento Total: 991.215,00€

Código Grace: PT-INNOVATION-0075

Programa:

 

As microalgas têm assumido um papel de destaque como recurso biológico para uma produção sustentável em larga escala, fomentando a bioeconomia azul, sendo já consideradas uma das fontes mais promissoras de novos produtos alimentares. No entanto, a incorporação de microalgas apresenta limitações em termos de propriedades sensoriais e aceitação do consumidor, principalmente devido à coloração e sabor a mar.

O projeto YUM ALGAE visa melhorar a qualidade sensorial das microalgas enquanto ingrediente alimentar, recorrendo a enzimas, que terão como alvo duas das principais características organolépticas (aroma, sabor, cor): o cheiro de peixe associado a compostos voláteis e a cor verde-escura dos pigmentos da microalga. Neste projeto, dois alimentos básicos serão considerados como estudos de caso: pão e queijo, nos quais serão incorporadas microalgas submetidas a tratamento enzimático e produzidas sem tratamento, a fim de avaliar o impacto no perfil sensorial.

O YUM ALGAE pretende assim contribuir para aumentar o valor associado aos biorrecursos marinhos, alinhando-se com os princípios que definem a biotecnologia azul. Além disso, permitirá superar os obstáculos associados ao consumo das microalgas como ingrediente alimentar, aumentando o seu potencial de utilização como resposta às necessidades da população em termos de soluções alimentares mais sustentáveis, promovendo o crescimento azul.