STOP-AGEING

Promotor: Universidade da Beira Interior

Parceiros:

Santa Casa da Misericórdia do Fundão, Portugal;

Nord University, Norway.

 

Financiamento EEA Grants: 12 949,20 €

Financiamento Total: 14 388,00 €

Código Grace: PT-BI045

Programa:

Em que consiste esta iniciativa?

STOP-AGEING é uma iniciativa bilateral entre Portugal e a Noruega que visa preservar e melhorar a capacidade funcional e função cognitiva em idosos institucionalizados por meio da implementação de programas de treinamento de força com foco no controle do movimento velocidade.

O projeto encontra-se a cargo do consórcio liderado pela UBI, que integra como parceiros a Santa Casa da Misericórdia do Fundão e Nord University, sediada na cidade norueguesa de Bodo. 

Trata-se de um projeto inovador na forma como será executado, que contará com a participação de 80 idosos institucionalizados

Pretende-se promover o contacto social e a partilha de novas experiências entre todos os participantes envolvidos, promovendo a prática do exercício físico de forma regular em idosos a residir em instituições ou que frequentem centros de dia da Cova da Beira e da região de Bodo. 

 

A iniciativa define ainda como metas específicas:

  • melhorar a capacidade funcional, através da otimização da força e potência muscular;
  • prevenir a ocorrência de quedas;
  • estimular a componente cognitiva;
  • promover a inclusão social;
  • sensibilizar a população sénior para a importância da prática desportiva regular;
  • e apresentar soluções práticas como, por exemplo, sessões de treino em regime online durante períodos de confinamento social. 

A equipa de trabalho da UBI é constituída pelos docentes do DCD Daniel Marinho, Mário Marques, Henrique Neiva e Ricardo Ferraz e, ainda, pelo doutorando Diogo Marques. 


Na Santa Casa da Misericórdia do Fundão são responsáveis os animadores sócio-culturais e técnicos de exercício físico César Serrão e Cláudia Andresson e a coordenadora técnica Alice Rosa. Da parte da Nord University, a equipa é constituída pelo docente Roland van den Tillaar e os seus técnicos. 

Conteúdo Relacionado