Já conhece a iniciativa PrivacyCoLab?

Já conhece a iniciativa PrivacyCoLab?

Na maioria das vezes o utilizador nem se apercebe que os seus dados estão a ser recolhidos e nem tem capacidade para controlar o fluxo de dados, como no caso das aplicações móveis.

A Internet das Coisas é já uma realidade: uma rede global de sensores, de telemóveis, de dispositivos heterogéneos com capacidades computacionais, e outras variedades de equipamentos, que operam e comunicam em tempo real e em ambientes onde o Ser Humano desenvolve as suas atividades diárias. Neste cenário há, de facto, uma preocupação crescente: o sensoriamento passivo, nos quais é recolhida uma elevada quantidade de informação, muitas vezes pessoal, sem o conhecimento e sem o consentimento da própria pessoa. Ou seja, na maioria das vezes o utilizador nem se apercebe que os seus dados estão a ser recolhidos e nem tem capacidade para controlar este fluxo de dados, como no caso das aplicações móveis.

PrivacyCoLab propõe-se criar um novo paradigma baseado em agentes de privacidade e em um modelo de dados partilhados em ambientes de smartphones.

O website do projeto PrivacyCoLab já se encontra online e pode ser acedido aqui.

PrivacyCoLab é um projeto conjunto, liderado pelo Prof. Jorge Sá Silva, entre a Universidade de Coimbra (Portugal) e a Universidade de Ostfold (Noruega).

Foi já publicado o artigo conjunto “A Privacy-Aware Framework integration into a Human-in-the-Loop IoT System” no workshop “MobiSec 2021: Security, Privacy, and Digital Forensics of Mobile Systems and Networks” da conferência INFOCOM2021.

Esta iniciativa conta com o financiamento do Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants.