6ª Reunião Anual EEA Grants destaca avanço dos programas e promove visitas a projetos nos Açores

1 (1)

Representantes dos países doadores e operadores fazem ponto de situação da implementação do Mecanismo.

A 6ª Reunião Anual dos EEA Grants Portugal, realizada no dia 10 de outubro em Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, Açores, reuniu os representantes dos países doadores - Islândia, Liechtenstein e Noruega, da Embaixada da Noruega e da Embaixada da Islândia em Portugal, da Embaixada de Portugal na Noruega e na Islândia, o Secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, e os Operadores dos Programas.

Organizada pela Unidade Nacional de Gestão, a Reunião Anual teve como principal objetivo fazer o ponto de situação da implementação do Mecanismo Financeiro 2014-2021, discutir os próximos passos e aprovar o Relatório Estratégico anual.

Os Operadores dos Programas Crescimento Azul, Ambiente, Cultura, Conciliação e Igualdade de Género e Cidadãos Ativ@s apresentaram os dados de implementação, partilharam uma visão ampla dos projetos financiados e destacaram exemplos inspiradores de sucesso que estão a gerar um impacto positivo nas comunidades locais. A Unidade Nacional de Gestão fez o reporte sobre o Fundo de Relações Bilaterais.

Paralelamente à reunião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos projetos financiados - nas ilhas de S. Miguel e Terceira, e que apostam na transição energética, na economia circular, na inovação e tecnologia, na proteção dos mares e na promoção da cultura.

Entre os dias 9 e 12 de outubro, foram visitados os seguintes projetos:

Temporadas | Programa Cultura | S. Miguel
O projeto TEMPORADAS propõe a programação inovadora do espaço cultural VAGA em Ponta Delgada. Ele visa organizar e apresentar novas propostas artísticas, ampliando as referências no campo das artes e fomentando colaborações entre artistas, agentes e organizações nos Açores e em relação a outras geografias, especificamente a Islândia e a Noruega.

Terra Incógnita | Programa Cultura | S. Miguel
O projeto Terra Incógnita desafia artistas de diversas linguagens a pensar de forma musical e performática sobre um território específico. Essa iniciativa resulta em criações musicais site-specific, instalações multimédia e atos performativos, ativados por meio de uma proposta de trilho.

Rebuild 17 | Programa Ambiente | S. Miguel
O projeto Rebuild 17 tem como objetivo crucial promover a circularidade das cadeias de valor no setor da construção civil, criando uma plataforma para a valorização de resíduos associados a essa indústria. Essa ação envolve diversos stakeholders relacionados ao setor.

Sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas nos Açores | Programa Ambiente | S. Miguel
Como forma de aumentar os quantitativos de recolha seletiva de resíduos de embalagens, implementou-se um sistema de depósito e de incentivo ao consumidor para devolução de embalagens não reutilizáveis de bebidas, em plástico, metal e vidro, abrangendo todo o arquipélago. Este sistema permitirá melhorar a qualidade das embalagens recolhidas fazendo com que tenham mais valor aquando da sua reciclagem e incutir na população hábitos de separação de resíduos.

Central Geotérmica do Pico Alto | Programa Energias Renováveis (Mecanismo 2009-2014) | Terceira
A Central Geotérmica do Pico Alto, com 3,5 MWe, desempenha um papel estratégico ao reforçar a autossuficiência energética da Ilha Terceira. Além disso, proporciona benefícios económicos, sociais e ambientais significativos para os Açores, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e minimizando impactos ambientais associados às emissões de CO2.

Custodian | Programa Crescimento Azul | Terceira
O projeto Custodian tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema acessível, composto por três dispositivos de baixo custo e uma plataforma web, para rastrear a localização de pequenas embarcações e bóias. Esta inovação visa apoiar pescadores, autoridades locais e empresas, otimizando operações e gestão de equipamentos na indústria pesqueira.

No âmbito da Reunião Anual, trocaram-se experiências e fortaleceram-se parcerias. Os projetos visitados nos Açores são um testemunho real do impacto positivo e transformador que o financiamento dos EEA Grants está a ter no nosso país, em prol de um desenvolvimento sustentável e inovador.