TEMPORADAS

Promotor: Anda&Fala - Associação Cultural

Parceiros:

North Norwegian Art Centre / LIAF

Cycle Music and Art Festival

LungA Art Festival

Município de Ponta Delgada

Financiamento EEA Grants: 305 559,68

Financiamento Total: 359 481,98

Programa:

TEMPORADAS é um projeto de programação para a vaga - um novo espaço cultural em Ponta Delgada. Visa organizar e apresentar novas propostas e ampliar referências no campo alargado das artes, bem como fomentar colaborações entre artistas, agentes e organizações nos Açores e em relação a outras geografias, em específico a Islândia e a Noruega. As TEMPORADAS serão contexto para um exercício prático sobre modelos curatoriais e processos de comunalidade e agência partilhada, assumindo a vaga como lugar de teste e experimentação para futuros formatos.

Os programas das TEMPORADAS serão desenvolvidos em continuidade (tempo) e em expansão (território) a partir do contexto geográfico e cultural da ilha de São Miguel. Decorrerão ao longo de dois anos (2022-2023) com quatro edições distintas, cada uma com a duração de três meses. Com curadoria e acompanhamento dos parceiros artísticos NNKS (Noruega), LungA Festival (Islândia) e Cycle (Islândia), cada TEMPORADA convida um grupo de artistas a explorar um tema âncora, que se desdobra num programa de atividades que incluirá exposições, instalações, performances, reuniões, investigação e pesquisa; ao mesmo tempo que permite contextos de programação espontânea capazes de responder aos estímulos do momento e aos encontros e sinergias que vão surgindo entre os participantes.

As atividades das três primeiras TEMPORADAS serão acompanhadas pelo LABTEMPO - um coletivo de jovens residentes na ilha de São Miguel, que irá desenvolver ferramentas, questionar meios e modelos de produção e criação, e ser desafiado a co-curar a quarta e última TEMPORADA.

A programação e as atividades de cada TEMPORADA estão organizadas em três fases. O primeiro momento pretende apresentar os agentes envolvidos (locais e estrangeiros), contextualizando o seu trabalho, permitindo a partilha de referências estéticas/visuais e oportunidades de mediação. Depois, iniciam-se processos colaborativos por meio de residências artísticas e pesquisas para novos projetos (construídos entre múltiplos agentes). Na fase final, serão partilhados com o público os resultados e novas criações - desenvolvidos na residência e ao longo do TEMPORADA, bem como os programas associados que contextualizam processos e valorizam autores e participantes.

Cada TEMPORADA explora um tema comum: #1 - Arquitecturas Invisíveis visa mapear as relações de poder e dinâmicas sociais / materiais com as histórias do lugar; #2 Atlantic Codes explora os códigos culturais, econômicos, de viagem e de dominação do Atlântico, usando a linguagem em suas várias formas; #3 Future Islands evoca modelos alternativos de sociedade, especulando sobre mundialidade, economias espaciais, ecologia e relações sociais; #4 - TBD, uma temporada para trazer o futuro ao presente com os participantes do LABTEMPO.

TEMPORADAS é um projeto da Anda&Fala - Associação Cultural, apoiado pelo programa Connecting Dots - Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos do fundo EEA GRANTS, numa parceria estratégica e co-financiada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.