Conferência Final “Os Benefícios Sociais e Económicos da Igualdade Remuneratória entre Mulheres e Homens”

Beneficios Ec Conteudo

No próximo dia 14 de março, pelas 10h00, irá realizar-se a conferência de encerramento do Projeto “Gender Pay Gap-E: Os Benefícios Sociais e Económicos da Igualdade Remuneratória entre Mulheres e Homens", com transmissão em direto, através do canal de YouTube do ISEG, a partir do Auditório CGD – ISEG, Lisbon School of Economics & Management.

Neste evento, serão apresentados os resultados do projeto Gender Pay Gap-E, financiado pelo EEA Grants Programa Conciliação e Igualdade de Género e operado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Coordenado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-ULisboa), em parceria com o Centro de Matemática Aplicada à Previsão Decisão Económica (CEMAPRE) e o Centro de Estudos para a Intervenção Social (CESIS), este projeto visou concretizar quatro objetivos:
• Determinar quais os benefícios da eliminação do diferencial salarial entre homens e mulheres ao nível do rendimento e da proteção face à pobreza.
• Estimar os possíveis benefícios macroeconómicos que a eliminação da desigualdade salarial entre mulheres e homens geraria no PIB.
• Desenvolver um “economic case” para a eliminação do diferencial salarial entre homens e mulheres. Este permitirá dar visibilidade acrescida a todos os benefícios que não podem ser aferidos numa equação matemática, mas que impactam na qualidade de vida das mulheres, na sua progressiva capacitação e empoderamento, na proteção da vulnerabilidade ao longo do seu curso de vida.
• Elaborar recomendações de política pública e propostas de intervenção no sentido da eliminação do diferencial salarial entre homens e mulheres.

Este evento contará com a presença da Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westber, e a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, na Sessão de Boas-Vindas e, na Sessão de Encerramento, com a Coordenadora da Unidade Nacional do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, Susana Ramos, e a Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Sandra Ribeiro.

Consulte o programa e faça a inscrição para comparecer ao evento presencialmente.