Os benefícios sociais e económicos da igualdade salarial entre mulheres e homens

Gender Pay Gap-E

Promotor: ISEG - School of Economics & Management - Universidade de Lisboa

Parceiros:

EDDA – Center of Excellence

CEMAPRE

CESIS - Centro de Estudos para a Intervenção Social

Financiamento EEA Grants: 59.995

Financiamento Total: 59.995

Programa:

O que é este projeto?

O projeto Os benefícios sociais e económicos da igualdade salarial entre mulheres e homens (Gender Pay Gap - E) procura estimar o incremento potencial nos salários das mulheres e no rendimento das mulheres e das famílias em Portugal decorrente da eliminação da desigualdade salarial entre homens e mulheres. Simultaneamente, pretende avaliar as consequências deste incremento na diminuição da pobreza no país. Pretende, ainda, analisar o efeito do diferencial salarial no produto dos territórios portugueses. Tal deverá evidenciar os contextos territoriais cuja mitigação de discrepâncias salariais será mais benéfica para a economia.

É um projeto do Small Grant Scheme #1: Elaboração de estudos que analisem o impacto económico das desigualdades entre mulheres e homens.

 

Working together for a competitive and inclusive Europe

Ligações
Conteúdo Relacionado
Resultados

Este projeto estimou os benefícios da eliminação do diferencial salarial entre homens e mulheres ao nível do rendimento e da proteção face à pobreza, assim como os possíveis benefícios macroeconómicos que a eliminação da desigualdade salarial entre mulheres e homens poderia gerar no PIB. Foi elaborado e disseminado um economic case para a eliminação do diferencial salarial entre homens e mulheres. Com base numa abordagem metodológica colaborativa e participativa, foi também produzido um policy brief com recomendações de política pública e propostas de intervenção.