Na conferência final do projeto Boomerang, promovido pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da ULisboa, realizada na Universidade da Maia, no dia 31 de maio de 2023, foram apresentados os resultados preliminares do projeto, reunindo investigadores/as, docentes, ativistas e profissionais. Nesta conferência, foi anunciado o ebook, intitulado "Migrações, Famílias e Desigualdades", que reúne textos de vários/as investigadores/as. Três dos capítulos são resultados diretos das apresentações realizadas durante a conferência, contando também com as contribuições de pessoas investigadoras convidadas. O ebook explora dados qualitativos sobre a partilha desigual do trabalho não pago e divórcio, apresentando perspetivas de profissionais e pessoas migrantes brasileiras, cabo-verdianas e ucranianas, com o objetivo de compreender as complexidades das experiências de migrantes em Portugal.
Paralelamente, o projeto Boomerang lançou também um Manual de Boas Práticas, focando-se na integração de pessoas imigrantes em Portugal e no apoio à conciliação entre a vida familiar e profissional. Este manual é um dos resultados do estudo sobre as perceções do impacto económico da partilha desigual do trabalho não pago e as suas recomendações são fundamentadas nos principais resultados obtidos ao longo do projeto.
O Projeto Boomerang, financiado pelo EEA Grants, assumiu uma visão interseccional, reconhecendo que dimensões como género, etnia, nacionalidade, idade, estatuto socioeconómico, orientação sexual e estado civil contribuem para desigualdades. Com o apoio das entidades parceiras, o projeto visou promover a igualdade nos tempos dedicados ao trabalho pago e não pago de apoio à vida familiar, promovendo o desenvolvimento social e económico por meio da migração, a dignidade humana e o bem-estar das pessoas migrantes. As recomendações presentes no manual visam não apenas a melhoria das condições de vida, mas também uma integração mais efetiva das pessoas imigrantes na sociedade portuguesa.