Hoje o Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (STAD) está a realizar um workshop de grande relevância para o setor do trabalho doméstico remunerado em Portugal. O evento está a ter lugar na Sede Nacional do STAD, localizada na Rua João da Silva, 20, Lisboa, das 15h00 às 17h00.
O workshop marca o culminar do projeto "Serviço Doméstico Digno" (SDD), desenvolvido pelo STAD com financiamento do EEA Grants. Este projeto teve como principal objetivo analisar e compreender a realidade das pessoas trabalhadoras domésticas em diversas dimensões, incluindo atividade económica e emprego, quadro legal e legislação laboral, acesso à proteção social, e mobilização e organização de trabalhadores e trabalhadoras.
O ponto alto do workshop será a apresentação das conclusões e recomendações extraídas do "Livro Branco do Trabalho Doméstico Remunerado", produto final do projeto SDD. Este livro é fruto de um esforço colaborativo entre o STAD, o Norwegian Union for General Workers (NUGW), o Instituto Ruben Rolo (IRR) e a PPLL Consult, visando fornecer uma análise abrangente da realidade do trabalho doméstico em Portugal, juntamente com propostas concretas para a melhoria das condições de trabalho neste setor.