Blue Growth Research & Education Matchmaking | Investigação & Educação, bolsas de estudo, literacia e empreendedorismo jovem

Blue Growth Research & Education Matchmaking |  Investigação & Educação, bolsas de estudo, literacia e empreendedorismo jovem

Matchmaking na área da Investigação & Educação, Bolsas de estudo, Literacia e Empreendedorismo jovem, dia 16 de outubro, na Nova School of Business & Economics, em Carcavelos.

A Direção-Geral de Politica do Mar está a organizar um Matchmaking na área da Investigação & Educação, Bolsas de estudo, Literacia e Empreendedorismo jovem, a ter lugar no próximo 16 de outubro de 2019, às 10h00 na Nova School of Business & Economics, em Carcavelos.

O objetivo deste evento é fomentar as parcerias e identificar as oportunidades de cooperação entre entidades Norueguesas, Islandesas, do Liechtenstein e Portuguesas, que operam nos setores da economia do mar (Blue Growth) no âmbito do Programa Crescimento Azul.

O Programa Crescimento Azul, Inovação e PME’s tem como principal objetivo o incremento da criação de valor e o crescimento sustentável na economia azul portuguesa.

A sinergia entre negócios, investigação e educação e uma abordagem holística no programa contribuirão para um crescimento azul sustentável em Portugal. A investigação apoiará as empresas com uma componente de investigação, desenvolvimento e inovação, fortalecendo a sua competitividade no mercado. A componente de educação promoverá a melhoria das competências e conhecimento dos recursos humanos em questões marinhas e marítimas.

O Programa visa criar parcerias entre organizações de investigação ou entre organizações de investigação e empresas, de Portugal e dos países doadores, para desenvolver projetos em cooperação em investigação básica e aplicada.

Trata-se de mais uma iniciativa no âmbito do Fundo das Relações Bilaterais que permitirá aos Parceiros Portugueses e aos Parceiros dos Estados Doadores dar a conhecer os seus projetos, produtos e serviços, criando desta forma o ambiente propício para encontrar novos parceiros para projetos nas áreas de Inovação, Investigação & Educação, possibilitando a promoção de contatos e cooperação entre os futuros parceiros.

As áreas prioritárias de Investigação no âmbito do Matchmaking abrangem:

  • A área da pesca sustentável;
  • A aquicultura e a biotecnologia azul;
  • O capital natural marinho e serviços ecossistémicos;
  • As previsões climáticas e análise dos impactos das alterações climáticas nos serviços dos ecossistemas marinhos nas zonas marítimas portuguesas;
  • As metodologias/ferramentas para análise multidimensional de impactos ambientais cumulativos e resultados socioeconomicos para apoio à tomada de decisão no ordenamento do espaço marítimo e na localização de atividades da economia do mar nas zonas marítimas portuguesas;
  • As novas tecnologias para monitorização ambiental e vigilância marítima, desenvolvimento e/ou transferência, nomeadamente para habitats e recursos de mar profundo, tendo em vista melhorar dados e conhecimento.

Este evento de Matchmaking é igualmente dedicado à área da Educação, Bolsas de Estudo, Literacia e Empreendedorismo Jovem, cujo objetivo é aumentar a formação e a educação, melhorar o conhecimento e as competências de estudantes e funcionários, desde o ensino fundamental até aos níveis universitários, incluindo diplomas profissionais.

Neste âmbito as áreas prioritárias inserem-se no apoio a:

  • Novos cursos em assuntos marítimos;
  • Programas de estágio profissional para PMEs,
  • Programas multidisciplinares de pós-graduação, escolas de verão;
  • Programas intensivos, intercâmbio de professores e bolsas de estudo e;
  • Cursos de formação, como tempo de treino em mar para marítimos, necessário à certificação, de acordo com a Convenção STCW.

Mais informações e esclarecimentos consulte aqui.

Para registo no evento e candidatura ao suporte das despesas de deslocação consulte o site.

Participe!