FBR/07 - Portugal e Islândia: unidos pela biodiversidade

PDP 07 - Portugal e Islândia: unidos pela biodiversidade

Promotor: PÚBLICO Comunicação Social SA

Parceiros:

University of Iceland, Iceland.

Marine and Freshwater Research Institute, Iceland.

RIF Field Station, Iceland.

Southwest Iceland Nature Research Centre, Iceland.

Financiamento EEA Grants: 7 450,00 €

Financiamento Total: 7 450,00 €

Código Grace: PT-BI104

Programa:
Conteúdo Relacionado
Resultados

O projeto “Portugal e Islândia: unidos pela biodiversidade” juntou o jornal Público e quatro instituições científicas islandesas, com o objetivo de dar a conhecer as ligações entre Portugal e Islândia ao nível do desenvolvimento do conhecimento científico centrado nas questões da biodiversidade e das alterações ambientais que o mundo enfrenta.

Essas ligações foram demonstradas através de reportagens que acompanharam seis investigadores portugueses que estão a trabalhar na Islândia naquelas áreas, também com o objetivo de ajudar os nossos leitores a compreender como estas alterações nos estão a afetar a todos e, também, como o trabalho colaborativo entre diferentes países, cientistas e centros de investigação é essencial para desenvolver este tipo de conhecimento científico, tão importante para o futuro de todos nós.

Foi produzido um conjunto de reportagens em texto, fotografia e vídeo que foram publicadas no Público a partir de 31 de julho de 2022 (domingo) e todos os sábados que se seguiram até 10 de setembro de 2022. A publicação da última reportagem foi acompanhada do lançamento de uma página agregadora, que está, desde então, disponível, a todos os leitores do Público e na qual estão compilados todos os trabalhos (https://www.publico.pt/azul/islandia-terra-do-gelo).

O projeto permitiu dar a conhecer o trabalho conjunto entre os investigadores portugueses e os institutos de acolhimento na Islândia. Além disso, foi também uma forma de divulgação junto de outros académicos nacionais sobre as possibilidades de poderem desenvolver os seus trabalhos na Islândia, caso se justifique.