ClockABC

Promotor: University of Beira Interior-Health Sciences Research Centre

Parceiros:

University of Oslo (UiO), Translational Neurodegeneration Research and Neuropathology Lab (Pahnke lab)

Oslo University Hospital (OUS-HF), Department of Pathology, Section of Neuropathology Research (Pahnke lab)

 

Financiamento EEA Grants: 13 500,00 €

Financiamento Total: 15 000,00 €

Código Grace: PT-BI102

Programa:

Em que consistiu esta iniciativa?

O desenvolvimento de terapias para as doenças do sistema nervoso central continua a ser um grande desafio farmacológico. Os transportadores de efluxo (transportadores ABC), expressos na barreira hemato-encefálica (BBB) e na barreira hemato-encefálica (BCSFB), são os principais obstáculos à administração de compostos terapêuticos no SNC, comprometendo o tratamento eficaz do cancro do cérebro, das metástases cerebrais de cancros periféricos e de muitas outras doenças neurológicas.

Reduzir a expressão e a atividade destes transportadores durante o tratamento de uma doença cerebral ou escolher a altura do dia em que a sua atividade é menor pode melhorar a eficácia dos tratamentos. As barreiras cerebrais têm ritmos biológicos bem ajustados, pelo que é provável que os transportadores de efluxo nelas expressos também oscilem ao longo do dia. Saber como oscilam é fundamental para escolher a altura do dia mais adequada para a administração de medicamentos.

O nosso laboratório foi pioneiro neste tipo de estudos no BCSFB. Recentemente, demonstrámos o ritmo circadiano do ABCC4 e o seu impacto na administração de um medicamento anticancerígeno (metotrexato) através do BCSFB (2). Agora, esperamos alargar os nossos estudos à BHE e a um maior número de transportadores ABC e de fármacos anticancerígenos em ambas as barreiras, para aumentar a eficácia dos medicamentos e minimizar os seus efeitos secundários.