Colab Walk my City Free

Promotor: Colectivo ZEBRA - Walking changes everything crl

Parceiros:

Corações Com Coroa;

Institut of Transport Economics;

Inland Norway University of Applied Sciences.

Financiamento EEA Grants: 14 174,91 €

Financiamento Total: 15 749,90 €

Código Grace: PT-BI019

Programa:
Resultados

Em que consistiu esta iniciativa?

O projeto de investigação conjunta Co-Lab 'Walk my city free', co-financiado por pelo fundo se relações bilaterais dos EEA Grants, juntou o Coletivo Zebra, o Instituto de Economia do Transporte (TØI), a Inland Norway University of Life Sciences e a associação Corações Com Coroa para desenvolver ferramentas para cuidar as questões de género na dinâmica das cidades, de modo a contribuir para que as cidades se tornem mais convidativas para que a mulher, em todas as idades, possa usar a rua com nova confiança, com menos receios e desconfortos.

O projeto procurou o que deve mudar e ser ajustado para que os bairros evoluam para um ambiente mais acolhedor para todos e, especificamente, para que a mulher, de todas as condições e idades, possa sentir que aquela rua e aquele bairro é o lugar dela, onde se sente bem, confiante, segura, mais liberta da ameaça de assédios e assaltos.

Cidades convidativas, que podem ser percorridas a pé e que realmente dão as boas-vindas a todos - pessoas que se identificam com todos os géneros, que gostam de caminhar pelas ruas, praças e parques com toda a liberdade, que deambulam a pé sem sentirem alguma forma de constrangimento. Este é o alvo do Colab Walk my city free.

Durante o projeto foram organizados debates técnicos entre especialistas, foi promovido um inquérito sobre a prática de andar a pé nas cidades e com foco na igualdade de género, foram também desenvolvidas ferramentas para apoio ao mapeamento da caminhabilidade nas cidades com foco na igualdade de género, e foi desenvolvida uma ferramenta para apoio aos técnicos e decisores envolvidos no desenho urbano para o desenho de soluções de maior caminhabilidade com igualdade de género nas cidades.

O Co-lab aponta um conjunto de princípios e orientações práticas para ajudar designers e todos os envolvidos nos processos de planeamento do espaço público comum na intervenção para ruas, bairros, freguesias e cidades mais amigas para que todos possam andar a pé.