Collaborative Initiative for Innovation in Light

Collaborative Initiative for Innovation in Light

Promotor: Universidade de Aveiro

Parceiros:

Departamento de Química da Universidade de Aveiro;

The Norwegian Radium Hospital, Oslo University Hospital.

Financiamento EEA Grants: 11 385,63 €

Financiamento Total: 13 056,63 €

Código Grace: PT-BI056

Programa:

Em que consiste esta iniciativa?

A luz é uma ferramenta excelente, pois não é evasiva e pode ser entregue de forma rápida e controlável em locais precisos. Neste contexto, nosso grupo tem se interessado pela pesquisa da interação da luz com moléculas orgânicas, sintetizando novas entidades químicas desencadeadas por luz com comprovada atividade biológica contra células cancerosas e inativação de patógenos, utilizando a terapia fotodinâmica (TFD) como abordagem terapêutica. O PDT é um tratamento aprovado, baseado na administração de uma molécula fotossensibilizadora.

Apesar de todas as vantagens conhecidas da TFD, uma das suas principais desvantagens é a fotossensibilidade da pele, devido à falta de seletividade do PS e ao acúmulo insuficiente nos tecidos-alvo. Diferentes abordagens têm sido usadas para lidar com as desvantagens acima mencionadas e, nos últimos anos, a equipa do Hospital Universitário de Oslo (OUH) desenvolveu, e divulgou, uma tecnologia inovadora e original baseada em Internalização Fotoquímica (PCI) para a libertação de macromoléculas no citosol da célula. Os objetivos e resultados desta colaboração bilateral são os seguintes:

Objetivos

1) Fomentar a cooperação estratégica, o trabalho em rede, o intercâmbio de conhecimentos e a implementação de outras iniciativas conjuntas além da ação atual;

2) Desenvolver uma plataforma tecnológica / científica sinérgica para maximizar a Universidade de Aveiro (UA) com os conhecimentos em Light Assisted Drug Delivery (PCI) da OUS;

3) Desenvolvimento de uma "bala mágica" eficiente e seletiva, baseada em PCI, para internalizar e vetorizar PSs ativados potencializando o resultado da TFD.

Resultados esperados

1) Orientação da equipa de pesquisa e alunos de doutoramento;

2) Treino de alunos de pós-graduação na abordagem PCI;

3) Organização de Workshop para a comunidade académica;

4) Cooperação técnica para a preparação de candidaturas conjuntas;

5) Publicações académicas conjuntas na área.