ITE-PractiMent (Initial Teacher Education - Practicum and Mentorship)
ITE-PractiMent (Initial Teacher Education - Practicum and Mentorship)
Promotor: Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE)
Parceiros:Western Norway University of Applied Sciences, Norway.
University of Iceland, Faculty of Education and Pedagogy, Iceland.
Financiamento EEA Grants: 14 973,93 €
Financiamento Total: 16 637,70 €
Código Grace: PT-BI084
Programa:Em que consistiu esta iniciativa?
A maioria dos países europeus está atualmente empenhada na reforma dos seus sistemas de ensino público. Embora os objetivos que motivam essas reformas sejam moldados pela especificidade dos contextos nacionais, é possível prever quais são os seus principais pontos de vista: 1) o ajustamento dos quadros de competências para responder aos desafios da tecnologia, do desenvolvimento económico, da sustentabilidade e da cultura democrática; 2) a necessidade de preparar os cidadãos para a incerteza e imprevisibilidade do mercado de trabalho, valorizando, assim, a aprendizagem ao longo da vida; 3) a necessidade de promover uma educação inclusiva, no âmbito de um movimento mais vasto que visa combater as desigualdades e o abandono escolar precoce e as elevadas taxas de abandono escolar.
A nível da escola, o êxito de tais políticas depende do empenhamento dos professores, cujos conhecimentos e competências devem ser submetidos a um processo contínuo de reflexão e aperfeiçoamento. Um processo que deve ser ativado durante os programas de formação inicial e que tem de ser alargado ao longo da carreira, de modo a apoiar a identidade e o desenvolvimento profissional dos professores. A abordagem inovadora do projeto emerge do aprofundamento das inter-relações entre os programas de ITE e CPD, bem como da reflexão sobre o processo através do qual os professores constroem o seu conhecimento pedagógico no ecossistema da escola e da sala de aula.