LOOK AT US – Cinema Workshop - PORTO | HAUGESUND

LOOK AT US

Promotor: Associação Cultural Figura Nacional

Parceiros:

International Film Festival of Haugesund

Escola Secundária do Cerco

Financiamento EEA Grants: 14 960,00 €

Financiamento Total: 23 000,00 €

Código Grace: PT-BI071

Programa:

Em que consistiu esta iniciativa?

"Look at Us" é uma oficina artística, que fará uso da literacia cinematográfica e da tecnologia dos smartphones para promover nos seus participantes uma reflexão sobre o seu papel no mundo global e intercultural, no âmbito dos direitos humanos e da prática de uma cidadania ativa.

Nunca como hoje a imagem, a sua produção, edição e proliferação foi determinante na construção da nossa identidade social - o nosso consumo, as nossas referências e aspirações, o nosso sentimento de pertença e até a nossa memória colectiva são narrativas extremamente visuais, que podem ser usadas para comunicar as nossas semelhanças e diferenças em plataformas cada vez mais digitais.

O cinema, como uma das fontes visuais que contribui para reconstruir, repensar, reenquadrar as contradições da realidade social, será o ponto de partida para refletir sobre os papéis da juventude hoje - sobre como são experiências diversas e desiguais, contextuais e únicas.

Os grupos de jovens portugueses e noruegueses, apesar de todos os constrangimentos sociais que os distanciam, partilham as vivências da adolescência, que serão mobilizadas na construção das suas narrativas cinematográficas, onde terão de se ouvir, trabalhar em conjunto, enfrentar as suas diferenças e tentar ligar-se através do cinema. Esta experiência de oficina de cinema, que começa em Portugal e termina na Noruega, vai promover novas possibilidades de produção e criação de conteúdos cinematográficos utilizando o objeto que os jovens mais usam - o smartphone.

Utilizando o seu smartphone, cada participante será convidado a refletir sobre a sua identidade social com base nos desafios e oportunidades de cada contexto social, ligando sempre essa experiência a práticas de Direitos Humanos e a uma cidadania ativa e participativa - como iremos debater durante a semana.