Medieval colours: comparative material studies of Norwegian and Portuguese polychrome sculpture

Medieval colours

Promotor: Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT (NOVA.ID.FCT)

Parceiros:

University of Oslo. Norway

Financiamento EEA Grants: 12 338,10 €

Financiamento Total: 13 709,00 €

Código Grace: PT-BI100

Programa:

Em que consiste esta iniciativa?

Esta iniciativa reunirá investigadores em conservação e património da NOVA.id.FCT, dos Museus Nacionais de Arte Antiga e Machado de Castro, da Universidade de Oslo e do National Trust of Norway.

O objetivo é estudar a escultura policromada do período medieval em Portugal e na Noruega (c. 1150-1535). Os exemplares sobreviventes têm sido investigados no âmbito de tradições de investigação muito diferentes, o que coloca desafios significativos para a comparação das longas e complexas histórias destes objetos, sobretudo as suas histórias de restauro e conservação.

Em Portugal, a investigação tem-se limitado sobretudo a estudos histórico-artísticos e iconográficos, com investimentos recentes em estudos sistemáticos de materiais.

Em contrapartida, a investigação na Noruega tem-se centrado na caraterização dos materiais originais e, ao contrário de Portugal, há exemplos que conservam a decoração original que não está substancialmente coberta por repinturas posteriores.

Para enfrentar os desafios e aprender com as realidades contrastantes, pretendemos reexaminar os resultados e metodologias do passado e estabelecer diálogos entre especialistas estabelecidos, para reforçar a cooperação e desenvolver interpretações multifacetadas, antes de uma iniciativa muito maior para colocar o património policromado medieval em Portugal e na Noruega num contexto europeu mais amplo