Nanocalóricos@PTNO

Promotor: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Parceiros:

Department of Neutron Materials Characterization at IFE-Norway.

Financiamento EEA Grants: 12 375,00 €

Código Grace: PT-BI048

Programa:

 

Em que consiste esta iniciativa?

A iniciativa NanoCalorics@PTNO pretende explorar os efeitos de redução de escala (dos centímetros aos nanómetros) nas propriedades dos materiais magnetocalóricos através de uma colaboração científica entre o IFIMUP (Portugal) e o IFE (Noruega).
Tecnologicamente, espera-se que os desenvolvimentos realizados através desta parceria venham a ter impacto no desenvolvimento de micro e nano-refrigeradores.

Desta forma, os objetivos principais desta iniciativa são:

  • aprofundar o conhecimento dos efeitos de micro e nano-estruturação dos materiais magnetocalóricos;
  • construir uma cooperação forte entre estes dois grupos de investigação, através do intercâmbio de estudantes/investigadores, da aplicação a fundos de investigação e da disseminação da importância das tecnologias de refrigeração no âmbito das novas políticas ambientais.

Assim, de forma a cumprir o primeiro objetivo estão planeadas medidas de calorimetria, difração de raios-X, e magnetometria em amostras magnetocalóricas à macro, micro e nanoescala.

Por fim, pretende-se o desenvolvimento de um pequeno protótipo de uma bomba de calor com auto-propulsão baseada em ferrofluídos magnetocalóricos.

Esta iniciativa decorrerá durante um ano e meio e neste período realizar-se-ão a visita de dois investigadores do IFIMUP ao IFE (Noruega) e a visita de dois investigadores do IFE ao IFIMUP