OPTIMIST-OP - Optimising screening and treatment of osteoporosis: Technical cooperation and Seminar to uniformize procedures and foster good practice

OPTIMIST-OP

Promotor: Nursing School of Lisbon (ESEL), Nursing Research, Innovation and Development Centre of Lisbon (CIDNUR)

Parceiros:

Division of Rheumatology, Department of Internal Medicine, Sorlandet Hospital

Financiamento EEA Grants: 15 000,00 €

Financiamento Total: 19 502,95 €

Código Grace: PT-BI101

Programa:

Em que consistiu esta iniciativa?

As fracturas osteoporóticas são um importante problema de saúde pública nas sociedades modernas. A identificação precoce da osteoporose e do risco de fratura é um primeiro passo essencial para enfrentar o problema de forma eficaz. Um algoritmo clínico que utiliza 12 variáveis clínicas - FRAX® - foi desenvolvido e validado em mais de 70 países, em todos os continentes, para rastrear a população em geral quanto ao seu risco de desenvolver uma fratura nos próximos 10 anos. No entanto, nenhum país europeu dispõe de um rastreio sistemático da osteoporose, como acontece com o cancro, por exemplo.

Ao facilitar a identificação precoce das pessoas em risco, para além do sofrimento evitável, das deficiências, dos custos sociais e das mortes evitáveis, este projeto contribuirá para resolver a disparidade social: um problema que afeta principalmente as mulheres idosas, cuja "voz não é ouvida" como deveria ser. Estima-se que a osteoporose afete 1 em cada 5 mulheres com idade ≥50 anos (ou seja, 20%) em comparação com 1 em cada 20 homens com idade ≥50 anos (ou seja, 5%).