PIPELIFE - Opportunities and Challenges Ato develop a generic model for prescriptive maintenance in the energy sector

PIPELIFE

Promotor: Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento (IST-ID)

Parceiros:

SINTEF

EQUINOR

University of Stavanger

Financiamento EEA Grants: 11 599,13 €

Financiamento Total: 12 887,92 €

Código Grace: PT-BI088

Programa:

Em que consistiu esta iniciativa?

O sector da energia é vital para o desenvolvimento sustentável das sociedades. Atualmente, este sector enfrenta vários desafios, como as alterações climáticas e a geopolítica (por exemplo, a atual escalada global de conflitos) e é necessária uma diversidade de ideias, aptidões e competências para fornecer uma energia mais segura e sustentável, com zero emissões até ao ano 2050. A iniciativa bilateral PIPELIFE pretende promover a colaboração entre o IST-ID, o SINTEF, o EQUINOR e a Universidade de Stavanger, com vista à criação de um quadro universal para a manutenção de condutas baseada no risco.

Existe uma lacuna importante no estado atual dos conhecimentos, uma vez que as tentativas feitas para prever a falha das condutas abordam cada mecanismo de degradação individualmente. Estes modelos destinam-se a prever a taxa de corrosão, a fuga na tubagem ou o tipo de falha, centrando-se sobretudo nos fatores relacionados com a corrosão. Nenhum dos modelos existentes aborda a sinergia e a simultaneidade entre os agentes de degradação.

A iniciativa bilateral PIPELIFE promove um modelo de avaliação do estado mais abrangente e será desenvolvido um modelo de manutenção baseado no risco, que permite aos operadores de condutas tomar as medidas necessárias para evitar futuras falhas que podem causar danos ambientais catastróficos, bem como perdas económicas devido à interrupção da distribuição.