​​SHAREe

Promotor: Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento (IST-ID)

Parceiros:

Norwegian University of Science and Technology (NTNU);

Financiamento EEA Grants: 13 472,82€

Código Grace: PT-BI067

Programa:

O Pacto Ecológico Europeu reforça a necessidade de aumentar as fontes de energia renovável para atingir zero emissões de gases com efeito de estufa em 2050.

A energia hidroelétrica mantém uma posição de destaque entre as energias renováveis, pela sua capacidade de armazenamento, esta permite substituir rapidamente a energia solar e eólica e responder às necessidades energéticas, contribuindo assim para reduzir as emissões de CO2. No entanto, a energia hidroelétrica também tem impacto nos ecossistemas.

As consequências negativas para a estrutura e composição do ecossistema (por exemplo, perda de biodiversidade aquática e terrestre) e função (por exemplo, produção primária) podem ser muito graves.

Para evitar a perda de biodiversidade, os efeitos negativos da energia hidroelétrica no meio ambiente precisam ser compensados ou mitigados por soluções inovadoras que considerem o trade-off entre a produção de energia e os impactos ambientais adjacentes.

A Noruega e Portugal têm investido recursos financeiros e científicos significativos para implementar medidas de mitigação e compensação para o desenvolvimento hidroelétrico sustentável, embora com objetivos diferentes, mas complementares.

O projeto SHAREe vai aprofundar a investigação sobre energia hidroelétrica sustentável para mitigar os impactos ambientais.

O projeto é composto pelo Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal), e a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) (Trondheim, Noruega).

O projeto SHAREe pretende avançar o conhecimento científico sobre as medidas ambientais para melhorar a produção de energia hidroelétrica sustentável, partilhando experiências entre os países e estabelecendo uma rede para futuros projetos.