SMART - Sustainable Maintenance and Rehabilitation of Railway Track

SMART

Promotor: IDMEC – Institute of Mechanical Engineering

Parceiros:

NOVA.id.FCT

Oslo Metropolitan University (OsloMet)

Cracow University of Technology

Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Financiamento EEA Grants: 13 470,71 €

Financiamento Total: 14 967,45 €

Código Grace: PT-BI099

Programa:

Em que consistiu esta iniciativa?

O caminho de ferro é um dos meios de transporte com baixas emissões de CO2. Em conformidade com o Objetivo 9 das Nações Unidas "Indústria, Inovação e Infra-estruturas", o seu plano de manutenção e reabilitação é da maior importância. A proposta SMART visa combinar a monitorização tradicional da via com ideias inovadoras baseadas no reconhecimento de defeitos e de funcionamento incorreto por veículos aéreos não tripulados (UAV). Serão aplicadas técnicas devidamente adaptadas para o processamento de imagens de gravações vídeo de UAV à análise do ruído da parte áudio devidamente editada. Uma biblioteca de tais registos e a capacidade de análise comparativa deverão conduzir, pelo menos, à definição de zonas de risco de ruído excessivo (mapas acústicos). As fontes de ruído que excedem os níveis admissíveis podem ser identificadas por análise comparativa em relação a defeitos de infra-estruturas e condições ambientais.